Neste tempo, entre o Natal do Senhor e Sua Páscoa, devemos ter presente e ser conscientes de três disposições:
-Fomentar a conversão do coração;
-Praticar obras de penitência: o jejum, a mortificação, a esmola...
-Não se esquecer que a Quaresma e um tempo especial para nos aproximarmos mais de Deus.
Nesse período, a liturgia da Igreja convida-nos, com insistência, a purificar nossa alma e a recomeçar novamente nossa caminhada com Aquele que é o Caminho. A Quaresma faz parte do ciclo pascal. Começa na Quarta-feira de cinzas e termina na Quinta-feira Santa pela manhã. Mas, você poderia me perguntar: "Padre, qual é o sentido da Quaresma? Por que Quaresma?"
Nesse tempo, lembramos os 40 anos do povo de Deus no deserto e também revivemos os 40 dias em que Jesus passou no deserto a fim de se preparar para a Sua missão. Poderíamos lembrar também os 40 dias do dilúvio. É um tempo de nos consagrarmos mais intensamente à escuta da Palavra de Deus, à oração e ao maior domínio de nós mesmos, para nos convertermos a Cristo e a Seu Reino.
Quais são as principais celebrações quaresmais? Quarta-feira de Cinzas, celebrações penitenciais, celebrações catecumenais, Domingo de Ramos e Missa do Crisma, quando se celebra o nascimento do Sacerdócio Ordenado. Importante lembrar que nesse período também acontece a "Campanha da Fraternidade", que neste ano nos convida a uma reflexão mais profunda sobre as dores da natureza, tão maltratada e destruída pelo homem.
Quanto aos símbolos da Quaresma: a cor roxa, as cinzas e a cruz lembram o caráter de penitência e conversão. O jejum nos convida a dar mais atenção à Palavra de Deus. A "Campanha da Fraternidade" é um apelo de conversão pessoal e comunitária por meio de gestos de solidariedade e, as músicas expressam o sentido do mistério de Cristo celebrado.
Em síntese é isso o tempo da Quaresma. Um grande abraço e não tenham medo de rasgar o coração para viver bem esse tempo de Graça!
Padre Hamilton Nascimento
Comunidade Canção Nova
Comunidade Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário